quinta-feira, novembro 12, 2009

Maçã perfeita


Cientistas desenvolvem a maçã perfeita
Criada sem manipulação genética, fruta mantém textura por até duas semanas e pode durar meses se conservada na geladeira
REDAÇÃO ÉPOCA

RESISTENTEMesmo sem agrotóxicos, a nova maçã é imune às principais pragas
Durante 20 anos, um grupo de pesquisadores australianos recebeu incentivos do governo local para se dedicar ao projeto RS103-130. Agora, finalmente pronto, ele chegará em breve ao
mercado – e às fruteiras. Na opinião dos cientistas, entrevistados pelo jornal britânico Daily Telegraph, a pesquisa conseguiu atingir o objetivo de criar a "melhor maçã do mundo".
Além de ser mais doce que as maçãs comuns e se sair melhor em todas as
degustações, a fruta desenvolvida em laboratório mantém uma textura crocante por mais tempo (até 14 dias) e, mantida na geladeira, pode durar vários meses sem apodrecer.
Outra vantagem da fruta é a resistência a
pragas como a sarna da macieira, um fungo que provoca prejuízos de quase 20 milhões de reais todos os anos para os agricultores da Austrália. O impacto financeiro das pragas motivou o governo de Queensland, um dos maiores estados do país, a criar um instituto para desenvolver espécies mais resistentes de maçã, cada uma designada por um código específico. A RS103-130 é o experimento mais recente – e, na opinião dos cientistas, o de maior sucesso.
Sem recorrer à
manipulação genética, os cientistas cruzaram diversas espécies da fruta e selecionaram as melhores linhagens para conseguir o resultado desejado. A resistência aos fungos, por exemplo, vem da espécie selvagem japonesa malus floribunda.
Segundo os pesquisadores, a demanda de
agricultores por sementes da espécie é grande, principalmente por não exigir o uso de agrotóxicos. As maçãs RS103-130 devem chegar ao mercado australiano a partir de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficarei feliz em saber sua opinião

Amigurumi e a psicoterapia ajudando na concentração e atenção

  O SIGNIFICADO  DE AMIGURUMI Essa palavra não é brasileira, já deu para perceber né, rs rs.  Pela semelhança com a palavra ORIGAMI já dá pa...