quarta-feira, junho 23, 2010

Revoltante, crueldade


Eu vivo em um lugar que não há muito verde e o pouco que existe vem de lotes em frente à minha casa que pelo abandono deixou-se crescer uma espécie de árvore de restinga que abriga muitos ninhos de passarinhos e por incrível que parece alguns anfíbios e cobras. Ao lado desses lotes há um trevo em formato triangular e nele haviam seis árvores , cada uma plantada por um morador para que pudesse ter um pouco de área verde.

As árvores cresceram e no último verão serviram como sombra para as pessoas se esconderem do forte sol enquanto esperam pelo trasporte público. Agora no outono, elas abrigavam centenas de ninhos pássaros. Era bonito ser acordada com o som dos passarinhos. Eu nunca tinha visto tantos nos últimos anos, tudo por causa das árvores, sem contar que a beleza das mesmas deixavam o tal trevo mais bonito, era como um pequeno jardim... era.
Tudo bem que aquele local é uma área pública e ninguém mandou os moradores plantarem árvores, acontece que numa manhã dessas o que se ouviu foram ruídos vindos de uma motoserra. Cortaram todas elas e sequer tiveram piedade de aproveitarem as três árvores menores para o reflorestamento.
Cada morador que plantou suas árvores não conteram suas lágrimas de indignção e tristeza. Todos disseram que foi como arrancar-lhes um pedaço deles mesmos. Ninguém fez nada. Ninguém disse nada, só olharam a morte da vida verde.
Hoje, o canteiro que parecia muito maior com as árvores de pé, ficou menor e cheio de um amontoado de entulhos e resto dos galhos secos. Os responsáveis pelo corte, sequer retiram o lixo que ali ficou. Lixo, essa é a palavra para o que até outro dia era vida.
Revoltante imaginar que ainda existem pessoas que cortam árvores. Além de fazerem tal crueldade, não replantam.


Hoje acordei co som de uma serra elétrica que cortou todas as árvores que cada morador plantou num pequeno canteiro num ponto de ônibus para fazer da nossa vizinhança um ambiente mais bonito. No entanto até duas pequeninas árvores foram mutiladas sem ao menos serem retiradas como mudas pra serem replantadas em outro lugar. Crime! Pra mim sempre será um crime o corte de uma árvore. Centenas de passarinhos fizeram sua parte em protesto revoando em defesa de seus ninhos com flhotes e ovinhos. Não tenho mais palavras para descrever a minha tristeza.

Um comentário:

  1. Anônimo8:19 PM

    O que me deixa mais triste é pensar que cada uma dessas árvores teve alguém que plantou cada uma delas e de manhã sem que alguém tivesse acordado direito, vem alguns homens com serras elétricas e cortam tudo, sequer salvando as menores com as raízes para serem replantadas. Que prazer é esse que o homem sente em destruir o que é belo. Será que o brasileiro está tão acostumado assim ao lixo e ao que é feio que não param para respeitar a vida de uma biodiversidade, mesmo que pequena. Existiam centenas de ninhos naquelas árvores o assistir aos pássaros clamando por seus filhotes foi o mais aterrador.

    cleo

    ResponderExcluir

Ficarei feliz em saber sua opinião

Amigurumi e a psicoterapia ajudando na concentração e atenção

  O SIGNIFICADO  DE AMIGURUMI Essa palavra não é brasileira, já deu para perceber né, rs rs.  Pela semelhança com a palavra ORIGAMI já dá pa...