“Hoje, não, amor. Estou com dor de cabeça”. A tradicional frase perdeu seu lugar no ranking das desculpas de quem não quer transar. Agora o que mais se diz é “Estou muito cansado(a)”. E alguém mede isso? Sim, o OnePoll, uma empresa que pesquisas on line. Antes da dor de cabeça vêm ainda “Não estou no clima”, “Tenho que acordar muito cedo amanhã” e “Estou preocupado (a) com o trabalho”. O mais interessante desta pesquisa feita com quatro mil adultos, porém, não são as desculpas. Segundo OnePoll, quem mais recusa o sexo hoje em dia são…os maridos. Nas respostas, 26% dos homens admitiram que se valem destes motivos para não fazer sexo, contra 18% das mulheres, de acordo com a matéria do Daily Mail.
O jornal britânico não é a única publicação a abordar o tema. “A falta de desejo é o maior segredo do homem americano hoje”, diz a psicanalista Michele Weiner-Davis em seu blog na Psychology Today. Ela, que é autora do livro Sex-Starved Wives (Esposas Famintas por Sexo) diz que tem percebido, tanto em seu consultório quanto na conversa com colegas, a multiplicação das histórias em que as mulheres reclamam da falta de vontade do parceiro. “A diferença é que eles não saem por aí contando. Não revelam aos amigos e se recusam a falar do assunto com suas próprias mulheres. A maior parte das pesquisas sobre o assunto é feita com base em depoimentos. E eles com certeza não querem que isso ultrapasse as quatro paredes do quarto”, diz. Não dá mesmo para imaginar, como diz Michele, que um homem sente com um amigo no bar e diga: “Ela só quer saber de transar. Eu não gostaria que minha mulher me visse como um objeto sexual. Por que não podemos simplesmente deitar na cama e ficar abraçadinhos?…
Em parceria com a Reebok Magazine, Michele perguntou às mulheres sobre sua visão acerca do apetite sexual de seus maridos. Alguns resultados: 60% delas disseram que têm tanto desejo ou mais do que seus homens. Mais: ele não gosta que a mulher reclame, se recusa a fazer terapia e ainda redobra a atenção para ver se ela não pula a cerca. “As mulheres sentem-se exasperadas, sozinhas e sem esperança”, diz a psicanalista. Sem falar que muitas delas ainda têm culpa por achar que o motivo é sua aparência.
A pesquisa da OnePoll diz que um em três homens explicam que a falta de vontade de transar vem do fato de não terem mais desejo por suas mulheres (apenas uma em cada cinco mulheres diz o mesmo). O estudo de Michele Weiner-Davis em uma análise semelhante, mas com um dado importante: quando é o homem que não quer, o casal faz menos sexo do que quando é a mulher que não tem vontade. Ela acredita que seja uma questão cultural. “Tradicionalmente, a esposa está mais acostumada a ceder, mesmo quando não tem desejo”. Pode ser também. Mas o ponto é: sem tesão, não há ereção. E aí o sexo fica, digamos, mais difícil.
Acho que isso tudo é verdade.
ResponderExcluirquem é vc anônimo?
ResponderExcluir