terça-feira, abril 20, 2010

Acne após os 25 anos


Se você pensa que a acne é um drama exclusivo de adolescentes, temos uma novidade: é cada vez maior o número de mulheres acima dos 25 anos que apresentam o problema - muitas pela primeira vez na vida. Isso acontece por uma série de fatores, que vão desde alterações hormonais, como a síndrome dos ovários policísticos, até mudanças na qualidade de vida.

Em muitos casos, a coisa piora porque temos aquele abominável hábito de diagnosticar por conta própria o nosso tipo de pele e escolher cosméticos, maquiagem e filtros solares que não têm nada a ver com ele. O resultado, é claro, aparece em forma de cravos, espinhas e excesso de oleosidade. Para prevenir ou remediar, que tal conhecer algumas causas dessa acne tardia?

De olho no prato

Você já parou para pensar que a causa da acne pode estar no que você come? Se você é fã de alimentos com alto índice glicêmico, ricos em gorduras e sódio, é bom ficar atenta. Eles têm altas quantidades de glicose, que faz crescer a produção de insulina e aumenta a produção de sebo pelas glândulas sebáceas. O alto consumo de açúcar estimula também a produção do hormônio androgênio, associado ao aparecimento da acne. Outros provocadores do aumento do índice glicêmico são os carboidratos, presentes em pães, massas, arroz e batata.



Teste: Você sabe cuidar da sua pele?


Felizmente, segundo a nutricionista Camila Leonel Mendes de Abreu, uma alimentação balanceada pode ajudar a reverter o problema. "A manutenção de uma pele saudável está ligada a um estilo de vida adequado. Certos componentes dos alimentos podem não só combater a acne, como o envelhecimento da pele, com perda de viço, hidratação e surgimento de rugas e flacidez", afirma. Consumir alimentos frescos e trocar as versões refinadas dos alimentos pelas integrais para diminuir o índice glicêmico é um bom começo.



A nutricionista sugere o consumo regular dos seguintes alimentos:



Para obter vitaminas A e C (nutrientes com ação antioxidante) - Frutas, como laranja, limão, acerola e morango, vegetais amarelos como cenoura, abóbora e milho, vegetais verdes escuros, como espinafre, brócolis e aspargos.

Para obter vitaminas do complexo B (que ajudam a regular a produção dos hormônios que provocam a acne) - Leguminosas, pães e cereais integrais ou enriquecidos, ovos e verduras escuras.

Para suprir as necessidades do mineral zinco (que reduz inflamações e ajuda a regenerar a pele) - Carnes magras e cereais integrais.

Para obter ácidos graxos ômega 3 (que ajudam a combater inflamações e a oleosidade excessiva) - peixes gordurosos, como salmão e atum, e óleos de linhaça, gergelim e girassol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficarei feliz em saber sua opinião

Amigurumi e a psicoterapia ajudando na concentração e atenção

  O SIGNIFICADO  DE AMIGURUMI Essa palavra não é brasileira, já deu para perceber né, rs rs.  Pela semelhança com a palavra ORIGAMI já dá pa...