terça-feira, setembro 30, 2014

O genial Da Vinci

A genialidade de Leonardo da Vinci é uma unanimidade, e as habilidades do italiano, como todos sabem, não se limitavam apenas à pintura e à escultura. Além de ter criado obras-primas como “Mona Lisa”, “Dama com Arminho” e “A Última Ceia”, o florentino também se destacou como anatomista, cientista, arquiteto, poeta, matemático, músico, botânico e inventor.
Aliás, muitos inventos do mestre podem ser vistos em interessantes desenhos — datados dos séculos 15 e 16! —, nos quais é possível vislumbrar mecanismos e tecnologias que só foram surgir muito, muito tempo depois. Entre eles, para citar alguns, existem protótipos de calculadora, tanques de guerra, helicópteros e outras máquinas voadoras, assim como conceitos sobre o uso da energia solar e até teorias rudimentares sobre a tectônica de placas.
Abaixo você pode conferir 15 desenhos do gênio selecionados a partir do site the drawings of Leonardo da Vinci — você pode visitar a coleção completa através deste link —, e que abrangem algumas das áreas pelas quais o artista se aventurou:

1 – Braços

 

2 – Fisiologia cerebral

 

3 – Crânio

 

4 – Homem

 

5 – Esqueletos

 

6 – Anatomia de ombro e pescoço

 

7 – Felinos

 

8 – Estudo de Leda

 

9 – Prisioneiro

 

10 – Santa Ana

 

11 – Artilharia

 

12 – Dispositivo de guerra

 

13 – Asas

 

14 – Máquina voadora

 

15 – E não podia faltar...

 
Homem Vitruviano Fonte da imagem: Reprodução/the drawings of Leonardo da Vinci

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficarei feliz em saber sua opinião