terça-feira, agosto 13, 2013

Já pensou no real significado da palavra recalque?

Na psicologia o recalque é uma defesa automática e inconsciente com que são repelidas do consciente as ideias que são penosas ou perigosas.

Recalque na psicanálise

De acordo com Freud, o recalque é um dos conceitos fulcrais da psicanálise. Consiste em um mecanismo que remete para o inconsciente emoções, pulsões e afetos que são considerados repugnantes para um determinado indivíduo.
A repressão desses sentimentos para o inconsciente não os elimina do quadro psíquico, e podem causar distúrbios no indivíduo.
            ****************************************************************
já havia pensado nesta palavra e no seu real significado. Nunca entendi muito bem o que significava xingar alguém de recalcada. Eis que descobri que sofro de recalque. É mais ou menos assim: já me vi várias vezes na situação de não querer saber sobre determinada pessoa, ou algo que não saiu como eu queria. Literalmente eu não buscava qualquer tipo de informação sobre o assunto que me fazia sentir mal. Por ex, já gostei de um cara, mas ele não retribuiu, pra esquecê-lo, eu fiz isso. Isolei-me do problema. Isso é recalque, uma forma de não pensar naquilo que é um "problema", fugir, esquecer, anular o que me faz mal.
=)

Um comentário:

  1. Que coisa.
    Eu sempre vejo os posts mais vistos aqui no meu blog e hoje me surpreendi com a visualização deste. Postei em 2013 e este mês eu fui chamada de recalcada. Mas o recalque a que a pessoa se referia não tem nada a ver com o que eu expliquei aqui acima. Acho até que o exemplo da pessoa seria um despeito ou algo bem próximo de uma letra de funk onde tudo é distorcido.

    Tem que se ter muito cuidado com o recalque.Devo ser recalcada, mas não despeitada.

    ResponderExcluir

Ficarei feliz em saber sua opinião

Amigurumi e a psicoterapia ajudando na concentração e atenção

  O SIGNIFICADO  DE AMIGURUMI Essa palavra não é brasileira, já deu para perceber né, rs rs.  Pela semelhança com a palavra ORIGAMI já dá pa...