quinta-feira, março 22, 2012


Os riscos que a varicocele traz ao pai

Muito se fala sobre a infertilidade feminina e pouco se conhece sobre as causas da infertilidade masculina.
Ao contrário da mulher, que desde cedo faz um acompanhamento médico de prevenção com o ginecologista, o homem normalmente não vai ao médico. Por essa razão, acaba não conhecendo muito bem o que acontece com o seu corpo e não detecta precocemente as doenças.
Cerca de 20% dos homens é portador de uma doença chamada Varicocele, doença genética que tem como maior característica dilatação das veias dos testículos, principalmente do lado esquerdo. A doença pode causar infertilidade e até atrofiar o testículo, deixando-o sem função.
Essa dilatação acontece por uma deficiência das válvulas das veias que têm como função não deixar o sangue drenado voltar para os testículos.
Dos homens inférteis, 45% tem como causa a varicocele, mas a infertilidade pode ser reversível se a doença for detectada cedo. A maioria dos homens que descobre a varicocele precocemente e realiza a cirurgia indicada volta a ser fértil, podendo engravidar suas mulheres por vias naturais.
Explicando a varicocele - Quando as válvulas não funcionam direito, o sangue que circula pelas veias dos testículos não é suficientemente drenado, voltando para os testículos e provocando uma pressão maior nas veias, causando dilatação das mesmas e aumento da temperatura dos testículos.
Além disso, ocorre o acúmulo de substâncias nocivas nos testículos, já que o sangue não circula normalmente. O aumento da temperatura com o acúmulo de substâncias nocivas diminuem a produção dos espermatozóides e tem como conseqüência uma dificuldade de fertilização do óvulo – a infertilidade.
"A varicocele causa lesão testicular progressiva, com possível redução do volume do testículo, e perda da qualidade do espermatozóide", esclarece Jorge Hallak, coordenador técnico do Centro de Reprodução Humana do Hospital das Clínicas de São Paulo.
Musculação em excesso - Muitos especialistas em urologia alertam sobre a musculação exagerada feita por alguns homens. Esse carregar peso em excesso para definir os músculos em menor tempo faz com que o homem carregue mais peso do que suporta, elevando os riscos da varicocele.
A manifestação da doença ocorre em sua maioria na adolescência e pode ou não ser visualizada pela própria pessoa, pois a doença é progressiva. No início, somente o médico identifica a alteração. Se a doença estiver um pouco mais avançada, o homem consegue visualizar as veias inchadas dos testículos.
A dor só aparece se a doença já estiver em um estágio mais grave. A varicocele pode deixar o testículo menor e mais mole.
Cirurgia - Se a infertilidade for constatada, uma cirurgia é realizada. É um procedimento simples que dura entre 2 ou 3 horas e não requer muito tempo de internação. Além da infertilidade, existem outros fatores que indicam a cirurgia, como adolescentes com graus avançados da doença.
A varicocele pode trazer conseqüências irreversíveis, mas se o homem começar a se interessar mais pela prevenção, os danos serão cada vez menores. Não deixe de procurar um especialista.
Dicas
A maioria dos casos de infertilidade masculina pode ser prevenida pela simples atitude do homem realizar exames periódicos.
Se o homem, principalmente em idade reprodutiva, já estiver com sintomas da varicocele, procure imediatamente um urologista.
A cirurgia da varicocele é rápida e em poucos dias o homem volta para as suas atividades normais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficarei feliz em saber sua opinião

Amigurumi e a psicoterapia ajudando na concentração e atenção

  O SIGNIFICADO  DE AMIGURUMI Essa palavra não é brasileira, já deu para perceber né, rs rs.  Pela semelhança com a palavra ORIGAMI já dá pa...