segunda-feira, dezembro 12, 2011

Um dia

 
Quantas vezes terei que dizer que livros chegam sempre de formas inesperadas, mas na hora certa? Recebi hoje este livro, do post acima, em minhas mãos da seguinte forma:
- Tia, abre a porta. Faz uma trança em mim?
- O que eu ganho em troca?
- O que você quiser.
- cinquenta reais, então.
- É muito caro.
- Abre a porta, entra, pegue o pente. - comecei a trançar seu cabelo. Ela queria ir com cabelo preso para fazer a prova do Pism.
- Você viu o livro que ganhei do amigo da minha mãe?
Eis que ela trouxe o livro e já pela capa me interessei em ler. O livro virou filme. Me recuso a ver um filme que tenha sido um livro antes. Parece que as características físicas dos personagens tomam forma de atores. Perderia minha liberdade de imaginação.

Enfim, li a sinopse e deliberadamente comecei a lê-lo. Minha cara. Leitura rápida, citações de pessoas importantes e seculares. Inacreditavelmente perfeito para o fim de ano. Dezembro tem cara de despedida. Nada como ler algo que fala sobre o fim de um começo, ou vice versa.

"Ou vice e versa". Minha vida é assim, tão cheia de altos e baixos. Mais baixos do que altos. E gente entrando e saindo dela. Havia um tempo sim, que nenhum livro me empolgava. Comecei a ler quatro livros este ano, e não os terminei. Talvez o que eu tenha terminado foi o Pirâmide Vermelha. Será que é este mesmo o nome do livro? Algo me diz que não é. Risos. Enfim, livro adolescente! Li por obrigação. Era da sobrinha que ganha livros.

Minha sobrinha que ganha livros. Ela adora ganhar livros. Está tão empolgada pela estante nova do quarto.Fala o tempo inteiro da coleção que já tem. A maioria dados por mim. Ela adora História! Mas tem uma queda pelo Direito. Bem, Direito tem muita história.
Quanto a mim e esta saga pelo livro novo? Vou devorá-lo e voltar à velha forma de digerir livros ao invés de degustá-los.(alguns digiro degustando)
           ********************************************************************
Deixe eu contar mais de mim. Pintei o cabelo ontem. Ficou preto. A tinta era castanho claro. Nunca tinha sido morena antes, Nos últimos dois anos, fiquei com cabelo laranja. Estava tentando algo meio loiro mel. Já fui loira pastel. A quem segue este blog, bem o sabe. Pode ver minhas transformações por fotos que eu já postei.

Dezembro tem sido um mês estranho este ano. Conheci um europeu. Claro que não foi em dezembro que o conheci, mas ele foi embora no início do mês. Minha alma gêmea pervertida. Consigo ser eu mesma conversando com ele, sem me tolir. Mas tudo é online entre nós. Houve um toque uma única vez. Um abraço. Nada mais. Vou lembrá-lo por este abraço. Na verdade vou lembrar de seu cheiro. Lembrança mesmo, vai ser por ter sido o único homem que me disse para confiar nele, que ele resolveria um problema que eu tive. Resolveu de seu jeito, mas resolveu. Desde então eu percebi que podia contar com alguém, pela primeira vez nessa minha vida. Sentirei saudades eternas, mesmo ainda mantendo contato.

Depois dele, conheci um judeu. Eu procurei por tanto tempo um judeu na minha cidade. Pensei que eles não existissem aqui. O conheci na minha casa. Talvez o livro de Paulo Coelho - O Alquimista, tenha a ver com esta minha história. Não é preciso ir tão longe para conhecer coisas ou pessoas. Algumas delas batem à sua porta. De alguma forma, claro. Bem, a história com o judeu durou uma semana. Não somos compatíveis. Não quero mudar o que sou por ninguém.

Aí, a vida brinca de novo. Me recolocou alguém do meu Doce Julho de volta à minha vida. Eu estou aceitando tudo. Mas não sei bem para onde ir ou que fazer. Será que estou fazendo certo? Não nada ainda. Então vou deixar uma citação do livro que comecei a ler hoje.

Para que servem os dias?
Dias são onde vivemos.
Eles vêm, nos acordam
Um depois do outro.
Servem para a gente ser feliz;
Onde podemos viver senão neles?

Ah, resolver esta questão
Faz o padre e o médico
Em seus longos paletós
Perderem seu trabalho.

                  Philip Larkin, "DAYS"
                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficarei feliz em saber sua opinião

Amigurumi e a psicoterapia ajudando na concentração e atenção

  O SIGNIFICADO  DE AMIGURUMI Essa palavra não é brasileira, já deu para perceber né, rs rs.  Pela semelhança com a palavra ORIGAMI já dá pa...