segunda-feira, outubro 14, 2013

Steve Jobs

E lá se vão 2 anos sem Steve Jobs. Um dia para lembrar como um menino criado por pais adotivos de classe média baixa fez, na garagem de casa, a maior empresa do mundo. Ele revolucionou tantas indústrias que você perde o fôlego só de lembrar, incluindo computadores, cinema, música, educação e telefonia.
Enquanto as repúblicas de bananas criam bilionários de papel com dinheiro de bancos públicos, economias de verdade geram histórias de sucesso com gênios que criam valor real para a sociedade e ela retribui, voluntariamente, fechando o ciclo virtuoso do que chamamos de economia de livre mercado.
A combinação de gênio incansável de um indivíduo com uma economia que dá oportunidade para que ele vença pelo mérito e trabalho duro é o que fez essa história possível, terminada em 5 de outubro de 2011 por conta de um agressivo câncer de pâncreas, aos 56 anos.
Em 1997, a Apple estava quebrada e Jobs foi chamado, depois de 12 anos fora da empresa, para salvá-la. Nesse discurso em Boston ele resume, em meia hora, todos os problemas da empresa e como vai resolver. É incrível ver isso hoje, 15 anos depois, quando deu tudo certo. A Apple estava a poucos dias de quebrar, não tinha mais dinheiro em caixa, e a entrada de Jobs na administração foi vista como apenas uma última tentativa desesperada da empresa mas sem chances reais de sucesso.
Para mim, essa meia hora vale mais do que quatro anos inteiros de uma faculdade de administração e é a prova de que o que aconteceu com a Apple depois não foi obra do acaso. Qualquer um envolvido em administrar qualquer coisa deveria ver esse vídeo três vezes: http://youtu.be/PEHNrqPkefI
Uma sorte e um privilégio ter sido contemporâneo dele. Viva Jobs!

Para homenagear a memória de Steve Jobs hoje, algumas dicas:

- "Piratas do Vale do Silício" (1999) http://www.imdb.com/title/tt0168122

- "Gates e Jobs" - http://youtu.be/SiE8SnZAEN8

- "Steve Jobs - discurso Stanford Legendado" - http://youtu.be/s9E6XfJPAMM

- Steve Jobs lança o Mac em 1984 - http://youtu.be/2B-XwPjn9YY

- Jobs apresenta o comercial "1984" em 1983, um dos marcos da história da propaganda - http://youtu.be/lSiQA6KKyJo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficarei feliz em saber sua opinião

Amigurumi e a psicoterapia ajudando na concentração e atenção

  O SIGNIFICADO  DE AMIGURUMI Essa palavra não é brasileira, já deu para perceber né, rs rs.  Pela semelhança com a palavra ORIGAMI já dá pa...