terça-feira, janeiro 12, 2010

Direitos de um autor

Direitos do Autor

A elaboração de uma obra dispõe de três fases. Inicialmente a idéia e criação se confunde no intelecto de seu autor. Num segundo momento o autor passa sua idéia para o papel, fita magnética, tela ..., porém encontra-se diante de projeto, esboço, ensaio ... Já, a parte final dá-se com a publicação da obra. Neste momento finda-se o processo de criação e a obra torna-se do conhecimento de um ou mais indivíduos e com as mesmas características que irá atingir o grande público. A partir de agora a criação passa a ter vida própria.
Direitos Morais do Autor

Os direitos que unem indissoluvelmente o autor à sua obra. Se dividem em dois grupos:
· personalíssimos – direitos de alteração de obra e arrependimento;

· pessoais – que consistem nos direitos de paternidade, de inédito, de nominação e integridade da obra (1994:11 e 43 e 1999:24).




Principais Direitos Morais

Estão descritos no art. 24 da Lei Federal n. 9.610 de 1998 e assim se constituem:
· paternidade, integridade, retirada de circulação e outros; de inédito; de reivindicação de paternidade; à indicação do nome em qualquer utilização; à integridade da obra; de modificação da obra.

Anote-se que o autor, vivo ou falecido, dispõe dos direitos morais, independentemente de qualquer exploração econômica, contratual ou ato de criação (obra sob encomenda...).

Direitos Patrimoniais do Autor

São aqueles referentes à utilização econômica da obra, por todos os meios técnicos possíveis.
Os direitos patrimoniais do autor são exclusivos, pois, dependem da prévia e expressa aprovação do autor, ou de quem o represente para que possam vir a ser reproduzidos, transmitidos por meios mecânicos ou digitais, expostos publicamente ...; geram receita ao autor pelo uso econômico de sua obra, por meio de representação ou de reprodução; trata-se dos direitos de comercialização dela por parte do autor. Qualquer transformação na obra, somente deve ser realizada com a prévia autorização do autor.

Classificação dos Direitos Patrimoniais

De acordo com a Lei Federal n. 9.610 de 1998 têm-se:
· direito de edição – a edição de um obra é resultado de uma gama de procedimentos, destinados a reprodução de sua matriz.

direito de reprodução – é a verdadeira identidade do direito patrimonial. É o direito de cópia. Cabe aos autores ou titulares o direito exclusivo de autorizar, prévia e expressamente, o direito de reprodução, bem como, controlar e fiscalizar as atividades dos cessionários desses direitos. A violação de tal direito, ou seja, a reprodução não autorizada, tipifica o crime de contrafação, também conhecido como “pirataria”.

Consoante Lei federal n. 9.610/98, para que a obra entre em circulação e utilização, comercial e pública, necessita da prévia e expressa autorização do autor para qualquer uma das modalidades tais como:

· reprodução parcial ou integral;

· edição;

· adaptação, arranjo musical e quaisquer outras transformações;

· tradução para qualquer idioma;

· distribuição, não presente no contrato firmado entre o autor e terceiros para uso e exploração da obra ...

Destarte, a quebra de autorização ocasiona a violação de direito autoral. E diante das crescentes e diversas formas de violação de uma obra através da evolução da tecnologia (rádio, televisão, jornal ...) é necessário proteger a liberdade do autor. Assim, o uso não remunerado por parte de quem se vale indevidamente da obra estética configura enriquecimento ilícito. É CRIME.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficarei feliz em saber sua opinião

Amigurumi e a psicoterapia ajudando na concentração e atenção

  O SIGNIFICADO  DE AMIGURUMI Essa palavra não é brasileira, já deu para perceber né, rs rs.  Pela semelhança com a palavra ORIGAMI já dá pa...