quarta-feira, outubro 22, 2014

Produzir um bom trabalho acadêmico

 


Para elaborar um trabalho acadêmico, é necessário dominar alguns conhecimentos em relação à estrutura da pesquisa, da metodologia e, principalmente, definir a linguagem utilizada. Saber escolher as melhores citações e entender a proposta a ser desenvolvida são algumas estratégias.
Veja as dicas:

Entenda a proposta – Para começar, procure se aprofundar sobre o tema. Leia livros, artigos e notícias. Feita a pesquisa, defina como a proposta será desenvolvida. Utilize argumentos e soluções para um possível problema, de forma a enriquecer a análise.

Defina seu público-alvo – O seu trabalho é um relatório profissional e a escrita deve estar de acordo com a audiência que o trabalho visa atingir. Se o público-alvo for geral, escreva de maneira compreensível, sem esquecer que um trabalho acadêmico exige uma linguagem formal.


Seja seletivo com as citações – Em um trabalho acadêmico, é importante usar trechos extraídos de livros, mas a utilização excessiva das citações faz com que o trabalho se transforme em um retalho de informações. Use somente as citações mais importantes para o desenvolvimento da análise.



Não esqueça de revisar – Não entregue um trabalho sem revisá-lo, pois é a garantia de que ele será entregue sem nenhum erro ortográfico ou de concordância. Assim, você passa uma imagem de organização, disciplina e até mesmo de profissionalismo. Pedir para outras pessoas lerem o trabalho também é uma ótima dica.


E para finalizar, não esqueça também de utilizar as normas ABNT para trabalhos acadêmicos, com isso seu trabalho será apresentado na formatação básica adequada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficarei feliz em saber sua opinião

Amigurumi e a psicoterapia ajudando na concentração e atenção

  O SIGNIFICADO  DE AMIGURUMI Essa palavra não é brasileira, já deu para perceber né, rs rs.  Pela semelhança com a palavra ORIGAMI já dá pa...