Gesto do dedo levantado
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj1l-dE9O87aQ4gv8av3KDP3zd9k2UxupXiHkStf1sXSH7JILnGO_3DcLjTibi92kJulebb-kE1-IXEMOwzjD02zcToBWk4ZbisUY1ECyW_rPZnVUi3Xo11FA6vM0rwnab0XOEZ/s1600/dedo.jpg)
Um exemplo disso é este gesto do dedo levantado, o do meio da tua mão!
Chegou-me aos olhos um texto em que o referia como sendo usado por inimigos de franceses, "índios" como lhes chamaram os portugueses! E faziam-no porque razão? Era para provar que o tinham, que conseguiam lançar flechas de arco e defenderem-se de invasões gaulesas. Como tal, os franceses ao capturarem índios, cortavam-lhes logo esse dedo...
História simples de uns tempos mais modernos, mas há muitas mais versões!
Há historiadores que o levam ao tempo da pré-história, em que os primatas mostravam o sexo erecto para intimidar o adversário, com o passar do tempo passaram a usar o dedo numa época mais civilizada!
Para ofender alguém, no ano de 423 a.C, o poeta grego Aristófanes escreveu a peça "As Nuvens", comparando o dedo ao pénis... chegando a Roma e tornando-se no "dedo obsceno".
No livro Gestures, their Origin and Distribution ("Gestos, sua Origem e Distribuição", sem tradução para o português), o zoólogo britânico Desmond Morris sustenta que o imperador Calígula obrigava os súditos a beijar o dedo do meio em vez da mão, sendo um sinal de humilhação e carregando assim o carácter do gesto como ofensivo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEivtxLJ-W4M0cgyJCIM8snnUTJuZhCGR8amqjOZm8T_IwmbBPTGDi9aLZVWzemhY9ZVQnnzdV25Xyw_ezcHo8VOUPzUUiQNXS9ggZYIU9J2vjJT9qsrtkLOSSUM8-ZKdx_GZeVq/s320/Mr-Bean-Middle-Finger.png)
Alguém conhece aquele episódio do mister Bean em que usa o gesto sem saber o que o representa? É lindo, de partir a moca a rir...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ficarei feliz em saber sua opinião