A média de idade para uma mulher deixar de ter seus períodos menstruais é 51 anos. A faixa etária é entre 45 e 55 anos. Depois que ela não teve um período menstrual durante 12 meses consecutivos, a mulher é considerada na menopausa.
Se você tem menos de 40 anos e sua menstruação acabou, você pode estar na menopausa precoce, também chamada de insuficiência ovariana primária.
Quais são os sinais de menopausa precoce?
A menopausa mostra-se de várias maneiras. Seus períodos menstruais começam a mudar. Podem tornar-se mais próximas ou mais afastadas. Você pode pular alguns períodos. Ou você pode notar sangramento leve.
Outros sinais comuns incluem:
- Ondas de calor
- Períodos menstruais irregulares
- Suores noturnos
- Problemas de sono
- Secura vaginal
- Alterações de humor
- Diminuição do desejo sexual
O que causa a menopausa precoce?
Menopausa precoce, ou insuficiência ovariana primária, pode ocorrer naturalmente. A causa pode ser genética, devido aos cromossomos ou genes anormais. O defeito mais comum nos seres humanos, que pode conduzir à menopausa precoce, é a Síndrome de Turner.
Uma mulher pode se tornar infértil se ela fez alguns tratamentos de câncer. Estes incluem a quimioterapia ou a radiação. Certos vírus também podem ser tóxicos para os ovários.
A cirurgia para remover os ovários e / ou útero também provoca a menopausa. Sem os ovários, uma mulher não tem os hormônios necessários para liberar óvulos e engrossar o revestimento do útero.
Outra causa de menopausa precoce é um problema com o sistema imunitário. Pode ser uma doença autoimune ou de uma reação autoimune. Em vez de atacar os invasores externos que podem causar infecção ou câncer, o sistema imunológico pode se voltar contra as células saudáveis. Quando ele ataca os ovários, glândulas supra-renais, tireoide ou outras áreas, o corpo pode parar de produzir os hormônios necessários para mantê-la fértil.
Como o médico diagnostica a menopausa precoce?
Se você tem menos de 40 e não teve um período menstrual regular por três meses ou mais, consulte o seu médico. Deverá ser feita uma avaliação completa. Pode ser que você não esteja na menopausa, mas tem uma condição tratável. Você pode estar grávida. Os exames de sangue que medem os níveis de estrogênio e outros hormônios podem ajudar a determinar a menopausa precoce.
Sendo mesmo menopausa - provavelmente muito mais cedo do que o esperado – esta notícia pode ser esmagadora. Você pode sentir que o seu sonho de ter uma família, ou ter mais filhos, está perdido. É importante reconhecer o seu sofrimento. Tire um tempo para se curar emocionalmente.
Você pode consultar um médico ou conversar com um terapeuta sobre o que você está sentindo. Uma vez que você começou a lidar com o lado emocional da menopausa precoce, você pode procurar um especialista em infertilidade. Juntos, vocês irão verificar as opções para iniciar uma família de outra maneira. Você pode querer conversar com seu médico sobre os programas de doador de óvulo ou de adoção.
O que posso fazer para ficar saudável após a menopausa?
O que posso fazer para ficar saudável após a menopausa?
As mulheres que passam pela menopausa precoce podem ter mais riscos de certos problemas de saúde. Estas incluem doenças cardíacas, osteoporose e acidente vascular cerebral.
É por isso que é mais importante do que nunca prestar atenção à sua saúde. Manter-se saudável pode ajudar você a se sentir bem e viver melhor.
Dicas para conseguir e se manter saudável incluem:
- Uma dieta rica em fibras, com muitas frutas, legumes, cereais integrais e gorduras saudáveis.
- Quantidades adequadas de vitaminas e minerais, incluindo cálcio e vitamina D para ajudar a prevenir a perda óssea.
- Encontrar e manter um peso saudável para você.
- Se você fuma - parar de fumar. Nunca é tarde demais para parar.
- Mova-se. A atividade física é vital para a sua saúde geral. Os adultos devem ter como objetivo pelo menos 2 horas e 30 minutos (150 minutos) por semana de atividade aeróbica moderada e dois ou mais dias da semana de maior fortalecimento muscular.
- Converse com seu médico sobre exames recomendados e check-ups. É importante saber quando você vai precisar de exames como mamografias, vacinação, vacinas contra a gripe e check-ups, como exames de pressão arterial. Isso vale para todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ficarei feliz em saber sua opinião