quarta-feira, dezembro 02, 2009

Negócio doce


O New York Times fez uma reportagem mostrando que, nos Estados Unidos, vender cupcakes é a fantasia do momento entre os que querem abrir o próprio negócio. No Brasil, acho que vamos pelo mesmo caminho, a julgar pela quantidade de bolinhos que tenho visto por aí, ao vivo ou em reportagens.Não dá para negar que os cupcakes são charmosos. E ganhar a vida os vendendo parece mais charmoso que, sei lá, fazer vassouras. Mas o negócio de produzi-los não necessariamente é tão doce – assim como gerir uma pousada na praia não é necessariamente relaxante e abrir um restaurante não é necessariamente superdivertido. Em sua reportagem, o New York Times propõe duas perguntas: “Quantos cupcakes você tem que vender para pagar o aluguel? E eles são um negócio viável?”. E continua: “Ainda estamos nos primeiros dias da ‘grande corrida dos cupcakes’, mas as respostas parecem ser, respectivamente, um monte e talvez”. Ou seja, negócio é negócio, envolvendo açúcar ou não.Agora, se você quiser fazer bolinhos em casa, confira uma receita dos chefs pâtissiers Patrícia e Michael Brock, do Jean et Marie Atelier de Doces, em São Paulo, que publicamos na Criativa, onde trabalho (junto com sugestões de acessórios inspirados em cupcakes).


Cupcake de chocolate – rendimento: 24 unidades
Ingredientes para a massa:
1 xícara (chá) de chocolate em pó
2 xícara (chá) de açúcar
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 ovos
1 xícara (chá) de leite
3/4 de xícara (chá) de óleo
1 colher (sopa) de fermento em pó
Para a cobertura
300 g de chocolate meio amargo
150 g de creme de leite sem soro


Modo de preparo
Para fazer a massa, misture os ingredientes secos em uma tijela grande e os líquidos e os ovos em outra. Junte as duas misturas, mexendo bem com uma colher de pau.
Disponha a massa em forminhas especiais e leve-as ao forno preaquecido a 180ºC. Asse os bolinhos por 10 minutos (para saber se eles já estão prontos, insira um palito de dente na massa — ele deve sair limpo).
Para fazer a ganache, derreta o chocolate e misture-o com o creme de leite até obter uma mistura homogênea. Quando os bolinhos estiverem frios, cubra-os com a ganache e decore-os com confeitos variados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficarei feliz em saber sua opinião

Amigurumi e a psicoterapia ajudando na concentração e atenção

  O SIGNIFICADO  DE AMIGURUMI Essa palavra não é brasileira, já deu para perceber né, rs rs.  Pela semelhança com a palavra ORIGAMI já dá pa...